sábado, 20 de outubro de 2007

Contextualização

Como a Matemática é tão presente nas diversas áreas do nosso dia-a-dia é necessário que ela seja trabalhada, sempre que possível, de forma contextualizada, ou seja, é preciso introduzir situações que leve o aluno a perceber a importância daquele contéudo. Exemplo: a função. Coloco a seguinte situação: Na loja que Carlos trabalha ele tem seu salário fixo de R$ 380,00, porém recebe além desse salário uma comissão sobre as vendas de 5%.
Isso é uma função ou não é?
Que lei determina essa função?
Que tipo de função é essa?
Você pode citar outros exemplos da aplicação de funções no cotidiano?
Quem começa a comentar?
(Obs. Quando for postar seu comentário, deixe seu nome e sua série)

3 comentários:

Anônimo disse...

É uma função.
A lei que define é y = 380 + 0,05x.
Estou certa?

Anônimo disse...

Sim é uma função.
E lei que Fernanda colocou esta certa.
Função de 1ºGrau.

Anônimo disse...

Isso mesmo Erika e Fernanda.
É uma função de 1º grau e sua representação é essa mesmo.
O que pra nós é um simples probleminha que resolvemos apenas multiplicando e somando também chamamos de função.
Analisando a situação, vemos que o rendimento mensal dele não é fixo, mas varia sempre em função do que ele vender no mês. Supondo que ele venda R$ 3000,00 no mês, qual será o seu rendimento?

(deixe seu cálculo mostrando como encontrou o resultado)